Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



É usual, a partir de certa idade, um jovem insurgir-se contra o seu nome próprio. Em determinado momento da sua vida, o jovem sente que a designação que lhe foi atribuída desde o corte umbilical não reproduz fielmente a exclusividade do seu ser. Existem vários métodos que são utilizados na reformulação de identidade, contudo, em qualquer dos casos, não há conhecimento real do processo por parte dos respectivos progenitores. Desde logo a inversão da ordem da nomenclatura: uma Maria Rita decide, num sábado à tarde, que não se acha aprazível com tal denominação, pelo que se rebaptiza de Rita Maria, espalhando de seguida as novas instruções pelo círculo de amigos. Porém, a fórmula mais vulgar é abreviar sobranceiramente o primeiro nome: uma Mariana torna-se instantaneamente mais feliz se for tratada por Mari, ou uma Teresa por Tété. Estas revoluções nominativas explicam-se com o facto de existir tempo livre em demasia na faixa etária em questão.

Autoria e outros dados (tags, etc)


5 reclamações

Sem imagem de perfil

De Pat a 20.04.2009 às 14:57

E quem tem dois nomes e não se decide por nenhum?Do género cão confuso! metade do mundo chama por mim pelo primeiro nome, a outra metade pelo segundo. E eu, desde que não me chamem nomes feios, vou vivendo nesta dualidade. Tenho tempo em demasia para me revoltar enquanto estou na faixa etária dos 20?
Sem imagem de perfil

De Eu a 15.05.2009 às 18:43

«Estas revoluções nominativas explicam-se com o facto de existir tempo livre em demasia na faixa etária em questão.»

sarcasmo que me fez rir à grande.

http://ao-setimo-dia-eu-descansei.blogspot.com/
Sem imagem de perfil

De Filipa a 24.05.2009 às 23:22

Bem, eu passei por essa fase. Queria chamar-me Ana Filipa para poder ficar ao lado da minha melhor amiga nas aulas todas, desde o 5º ao 9º ano.

Hoje em dia gosto bastante do meu nome, não o trocava por nada. :) Acho que todos passamos por esta fase e até é ridiculamente engraçado lembrar-me disto.

P.S. Este post vindo de um ser que se auto denomina Escarnecedor não parece ser muito convincente. ;)
Imagem de perfil

De palavrasdogenero a 31.07.2009 às 02:37

O problema surge realmente quando nem a própria família gosta do nome do jovem em questão... E a controvérsia apareceu nos tão aclamados almoços de família, tempo sempre bem gasto (e tão tipicamente mediterrânico) de volta de uma mesa domingueira, outrora mais-do-que-abundante, reduzida a restos e bicas...

Não, não está relacionado com o excesso de tempo livre dos jovens (que existe, sim senhor),mas talvez com o excesso de tempo livre dos portugueses... Possivelmente é apenas uma tentativa de afirmação pessoal... Ou simplesmente chamam-lhe Jô já que o jovem ficou Jorge Manuel porque era o único nome a que pais e padrinhos não franziam sobrolho, mas que ninguém gostava realmente. Isto é que é um nome que NÃO se enquadra!!!
Sem imagem de perfil

De Filipa a 15.12.2009 às 18:53

Como já disseram isto das abreviaturas dos nomes é apenas uma fase...como eu ainda nao a ultrapassei queria ajuda pois eu chamo-me Filipa, mas todas as minhas amigas tem abreviaturas como ( véé=vera...) gostava de arranjar uma abreviatura para mim... mas nao consigo pois as que me indicam nao gosto delas... como Fifi,Lipa ou Pipa. Podem ajudar-me?

P.s.: quem tiver ideias pode enviar para o meu mail slb_ffilipa@hotmail.com

Reclamar





Pesquisar

  Pesquisar no Blog